O que tenho observado é que grande parte das serralherias e vidraçarias não tem feito nada para se diferenciar umas das outras, a não ser baixar o preço, dizer que dá bom atendimento ou um prazo de entrega rápido. Porém essas características não são diferenciais. Um exemplo bastante comum acontece quando você baixa o preço e a sua margem de lucro fica menor do que a do concorrente. Se, em seguida, ele também baixar o preço, então deixará de existir esse diferencial preço, todos ficarão iguais. (esta introdução utilizei no meu artigo da Revista Contramarco, nº 122: Como se diferenciar dos demais concorrentes)

Copiar o concorrente é a estratégia mais comum que uma empresa pode escolher para seu produto ou serviço. Por esta razão, anualmente, milhares de negócios são extintos ou, no melhor dos casos, permanecem no mais completo anonimato. Essa epidemia de copiar o concorrente em tudo que ele faz é a causa mais comum da mortalidade em qualquer indústria.

Pense por um momento: se a concorrência existe é porque um grupo de empresas decidiu vender um produto muito similar ao mesmo segmento de consumidores. Por isso, se não copiarmos nenhum dos concorrentes, nosso produto não se parecerá com o deles e portanto não teremos concorrência. Neste caso poderíamos até seguir o conselho do nosso mestre Michael Porter e utilizar a estratégia por diferenciação ao invés da estratégia liderança no custo total, que é muito mais arriscada para o sucesso da empresa.

Essa e outras dicas passo no Programa de Mentoria Empresarial para Indústrias de Esquadrias e Vidraçarias.

Pense nisso!