O contramarco de alumínio tem inúmeras vantagens, principalmente aqui no Brasil onde temos sérios problemas com a mão de obra na construção civil para prumar, esquadrejar e garantir medidas de vãos. Posso enumerar algumas vantagens do seu uso: prumo, nivelamento e padronização das medidas do vão, além de melhorar a performance das esquadrias em relação a vedação da água.

Contudo, algumas obras que utilizam sistema construtivo pré-moldados e abrem mão do contramarco de alumínio deveriam garantir a excelência do vão, o que não acontece com na grande maioria.

Essas construções com pré-moldados deveriam usar contramarcos também pré-moldados de concreto, esses são padronizados e garantem a qualidade do vão, além de deixar a obra mais limpa. Contudo, o valor da construção pode ficar mais alto.

Como fixar as esquadrias nessa situação? Por meio de ancoragem mecânica! Faz a fixação mecânica utilizando parafuso e bucha, e depois finaliza a instalação com espuma de poliuretano para garantir a vedação. Para tanto, volto a repetir, o vão deve estar perfeito, e principalmente, as esquadrias devem ser projetadas para esse tipo de instalação.

Daí surge um questionamento: Quantos sistemas (linhas) de esquadrias de alumínio você conhece que estão preparados para receber espuma de poliuretano?

Pense nisso! Abraço e sucesso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *